segunda-feira, 26 de abril de 2010

SOBERANIA – MEDITAÇÕES SALMOS 23

Por Idmar França de Carvalho

“O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”.
Salmos 23.1

O Salmos 23 é um poema, uma canção composta de 114 palavras escritas a mais de 3.000 anos, por um jovem pastor de ovelhas chamado Davi, que se tornou herói, herói que se tornou Rei, Rei que se tornou amado pelo seu povo. Não é um sedativo espiritual recitado em enterros e funerais ou em momentos de grandes dificuldades. Também não é uma pagina das Escrituras Sagradas para ficar simplesmente aberta em nossos lares como um amuleto espiritual. É uma palavra que nos fala de CONFORTO, ENCORAJAMENTO E ESPERANÇA. A primeira lição que aprendemos é a de que “Não Precisamos Mais Ter Medo”. Não sou eu que estou mais no comando da minha vida, é o pastor que esta no comando, e ele ama suas ovelhas. Já não se trata tão somente de soberania divina, mas amor.


“Certas coisas são amadas porque tem valor. Certas coisas tem valor porque são amadas”.
Philip Yancey


Davi é a prova viva de que o amor de Deus por nós resiste a tudo que a vida possa nos trazer. Lutas, dificuldades, provações, desafios, enfim; O pastor ama suas ovelhas, arrisca-se por causa delas, da sua vida em favor do rebanho. Quando dizemos que o Senhor é o nosso Pastor, estamos reconhecendo sua Autoridade e Afeto. Autoridade porque o pastor esta no controle e afeto, porque o pastor ama sua ovelha. A ovelha tem algumas peculiaridades interessantes, entre elas, o fato de sua lagrima ser adocicada, o que faz juntar muitas moscas e insetos, como conseqüência disso a ovelha tem uma visão muito limitada. A ovelha não enxerga muito alem do seu próprio nariz, já o pastor tem a visão ilimitada, ele vê as campinas, os verdes pastos... Debaixo dos cuidados do pastor nossa Visão é Ampliada. Nós temos um pastor, podemos confiar nele, seu rebanho não vai passar fome ou ficar sem proteção, não estaremos jamais desamparados. E embora possamos nos afastar algumas vezes, Deus estará sempre por perto. O pastor vigia seu rebanho, nada nos faltará.

7 comentários:

  1. Prezado Idmar, que maravilhosos é ler um texto que me faz bem. De todos os textos publicados que já li, este é o que mais me encanta. Sou uma ovelha feliz por conseguir ler neste belo poema que o MEU PASTOR zela e cuida de mim sempre. O Salvo 23 é o marco de minha vida e deveria ser a porta de entrada e de saída para todas as pessoas. Explico: porta de saída para os que vivem às sombras do mal e de entrada para os que querem receber as glórias que estão no bem e que só ELE, o Senhor, pode nos proporcionar. Parabéns pelo texto, pelo comentário, pelo blog. Sucesso em sua vida. LUZ, PAZ E AMOR.

    ResponderExcluir
  2. pai eu amei o seu blog, amei tambem a materia sobre davi te amo beijos



    barbara

    ResponderExcluir
  3. Prof. parabéns pela reflexão... creio que um mundo sem "Téos" "logia" não é possível independente de raça, de cultura, se é rico ou pobre...
    e como dissera # Davi e "todo povo hebreu" é prova viva de que o amor de Deus por nós idestrutível...#

    Felicidades e muito Sucesso com o Blog...!!!!

    ResponderExcluir
  4. Aprendi que o Salmo 23 é todo definido nas suas duas primeiras palavras: "O Senhor"
    Todo o restante do salmo está ligado a essas duas palavras!
    Parabéns pelo blog e pelos artigos!

    ResponderExcluir
  5. O que me impressiona na história de Davi são os critérios empregados na sua escolha. O mais frágil e franzino, inicialmente escondido pelo próprio pai, acaba sendo eleito para ser REI.
    Abraços, Volmar.

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do texto que fala de Davi, mas pai quero entender um pouco mais do outro texto, como é a vida dos ateus já que eles não tem pra quem pedir uma benção?

    ResponderExcluir
  7. Bom questionamento minha filha. Para eles tudo é fruto do acaso e da “natureza” das coisas, ou seja, tudo vai se encaixando, se ajustando, sem que aja para tal um Deus todo poderoso como nós cremos. E isso, como você bem frisou, ocorre em dois grandes problemas: I – Como agradecer a quem não existe? II – Como pedir algo (uma benção) a quem se nega?
    Por isso minha jovem pensadora, a Fé é um Refugio um CASTELO FORTE nas palavras de Lutero, um lugar de descanso.

    ResponderExcluir