segunda-feira, 19 de abril de 2010

A INCRIVEL FÉ DOS ATEUS


Por Idmar França de Carvalho


Estava divagando sobre a fé mística dos ateus e com o auxilio da Enciclopédia da Ignorância Teológica dos nossos dias, percebi meio que embasbacado, que aqueles que negam o conhecimento de um DEUS criador em favor de uma concepção “Racional”, científica e evolutiva da criação humana, bem como de todas as espécies, possuem muita Fé. Inclusive possuem mais fé do que eu. Calma! Não se assustem, é passível de explicações. Eu acredito que tudo o que existe no universo vem das mãos de um DEUS criador e mantenedor, e isso eu o faço pela fé, não preciso de muito esforço e tão pouco de comprovações científicas, apesar de que tudo leva ao paraíso (Édem). Agora, se dizer racional e ser um verdadeiro reducionista é o que me assusta realmente. Acreditar que tudo vem do “acaso” e da organização desorganizada das coisas, de um processo evolutivo sem elos e sem substância comprovada é muito intrigante. Acreditar que esse tênue equilíbrio que permite a vida no nosso planeta “azulzinho”, ocorreu devido a uma série de acontecimentos aleatórios, fruto do acaso da famosa mãe natureza... (que no máximo é minha irmã) há! isso sim que é fé. Estava conjecturando, imaginem o nosso satélite Natural (Lua) foi sendo atraído e se equilibrando até chegar à medida exata da distância da “bolinha azul” chamada terra, nem um décimo a mais ou a menos, porque se estivesse se movido um décimo a mais, a terra seria varrida por no mínimo sete mares diárias. Mas ela esta lá por acaso. Seguindo esse racionalismo, eu pensei na terra em relação ao Sol, a terra foi se movendo... se movendo... depois da grande explosão (não estou negando o big-bang) até que ela entrou numa órbita ideal, por acaso. Se a terra tivesse ficado cinco décimos mais próxima do sol, seriamos torrados durante o dia e congelados durante a noite. Acreditar que seres maiores tenham vindo de seres menores, acreditar que uma “ameba” em processo evolutivo pode se elevar ao um complexo cérebro humano, vai além dos limites místicos (mágicos) dessa tal ciência. Agora me digam. Depois sou eu que tenho muita fé?


“O pior momento da vida de um ateu é quando esta realmente agradecido e não tem para quem agradecer.” (G. K. Chesteron – Autor de Ortodoxia)


9 comentários:

  1. Caríssimo Idmar, não acredito numa ruptura entre Deus e Ciência. Só acredito na Ciência porque acredito em Deus e assim por diante. Parabéns pelo texto e seja muito bem-vindo ao mundo dos blogueiros. Vc tem sido um amigo sempre muito especial. Sei que o seu blog será um primor, tendo em vista a sua inteligência inquestionável.

    ResponderExcluir
  2. Prof.
    A pessoa que tem fé creio eu que é uma pessoa abençoada pq esse negócio de fé está a cada dia sendo varrida da face da Terra.
    Eu acredito em toda história de que Deus criou o mundo e o ser humano. Esse negócio d q viemos do macaco que acho um pouco mais doido do q Deus ter criado tudo.
    Mas sempre me pergunto, pode ser um pensamento ridículo, pois num leio muito a bíblia, mas como diz lá Deus criou Adao e Eva ae forão expulsos do Edém, tiverão 2 filhos HOMENS. Se tinhão só eles na terra, com quem os filhos de Eva se casarão e tiverão filhos. Do lado de fora do Edém tinha mais alguém?
    Se agente começar a pensar sobre a criação do mundo como Deus criando e a tal da explosão e os macacos...todo mundo vai ficar doido, pq sinceramente acho q nenhuma das duas não tem muito sentido.
    Mas como já disse acredito em Deus, por mim mesma e pela fator criação, fui ensinada assim e assim permaneço.

    Depois de escrever um texto como comentário, vou pesquisar algo sobre meu plano de negócio que por sinal ta muito difícil.

    Bjooo...

    ResponderExcluir
  3. A Bíblia principalmente no Velho Testamento, não relaciona a geração ou descendência feminina. ou seja, o primeiro casal Bíblico (Adão e Eva) tiveram com certeza várias filhas mulheres, que se tornaram esposas dos respectivos irmãos.

    ResponderExcluir
  4. Belíssima postagem, todas as coisas pelo homem criado vem de uma matéria prima, e o principio criador dessa matéria prima é Deus. E se analisar-mos mais a fundo fatores do qual o senhor deu uma pincelada - como a posição da terra em relação ao sol, relação lua e terra e como ambas se influenciam e se equilibram - contataremos cada vez mais de que "nada é por acaso" tudo tem um significado maior em prol do nosso crescimento espiritual-moral-intelectual. A verdade esta estampada a todos, só não visualizam quem não quer.

    Não vou prorrogar muito pois hoje não estou inspirado...rs

    Ass.: Régis W. Soares Nakonierczjy

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo França! (moral, heim?)
    Não preciso dizer que sou seu fã!
    Parabéns pelo blog e pelo artigo que, por sinal é a sua cara!!! Enquanto lia-o, parecia-me que estava lhe escutando!
    Sobre o artigo, quero deixar minha opinião: Não creio na "Teoria da Evolução", creio sim, na "Teoria da Involução", se é que existe! Rssss....
    Está tão límpido que tudo neste mundo involui... tudo se acaba... tudo se degenera!
    É preciso crer que existe um Deus que é ser Soberano e que, sim, governa tudo e todos!

    "De tal maneira nasceu o homem para adorar a Deus que se não adorar o Verdadeiro, terá de adorar um falso” (autor desconhecido, ao menos para mim... rssss....)

    Um grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  6. Oi professor antes de deixar meu comentário quero dizer que o admiro, pois é uma pessoa humilde, e é por isso que ama a Deus, és humilde de coração e são esses que Deus aprova, então não diria que é o Sr. Quem tem muita fé...E sim, os que defendem essa teoria!rs. Na verdade acho que são pessoas enfunadas de orgulho, para mim esta é a explicação, tão grande é o orgulho nesta mínimas pessoas, e nós somos mesmo mínimas criaturas a ser comparadas com o vasto universo, mas voltando..O orgulho é tão grande nestas pessoas que talvez as tenham “cegado a mente” e não as deixam ver que existe sim um projetista para todas essas coisas. Generoso e amoroso é o Criador que nos dotou de livre-arbítrio para que não fossemos apenas como robôs, mas que tivéssemos a oportunidade de fazer nossas escolhas, e por isso é que talvez tenhamos que aceitar tbm o ponto de vista de ateus e etc. , porem, é difícil concordar com tal questão! Esta tudo muito claro na bíblia como veio a ser a fundação do mundo...Muito interessante esta informação de como a terra esta no lugar ideal para nos manter vivos, tudo foi bem projetado, organizado e continua em seu devido lugar, pois, estão sob leis e estas não mudarão, a terra foi projetada parar durar por tempos indefinidos, assim como o nosso desejo de vida! Deus pos em nosso coração o desejo de viver para sempre, não nestas condições, obviamente, não é o desejo de um Deus amoroso ver a maioria de seus filhos viverem em condições tão lastimáveis e não o agrada ver as condições em que a terra se encontra, difícil olhar ao nosso redor e pensar que tudo esta “normal” e que assim vai continuar sem maiores mudanças...Nada esta normal, homem esta dominando homem para o seu próprio prejuízo. Pena que muitos não conseguem enxergar...Mas ter a certeza, como o Sr. escreveu no artigo do salmo 23, que temos um pastor e que ele ama as suas ovelhas, até nos alivia. De fato, esta próximo o dia em que nosso pastor celestial vai trazer a verdadeira vida no seu perfeito reino, enfim, o seu propósito será realizado, e aqueles que tem fé no que seu filho Jesus ensinou quando esteve aqui, terão a recompensa..A vida eterna no paraíso na terra...A verdadeira vida!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ariani,
    se o prof. Idmar me permitir gostaria de dizer-te para considerar o texto bíblico da narrativa da origem da vida como sendo um texto mítico. Ele não perde sua importância devido este fato, mas para compreendê-lo contextualmente, então, é preciso compreender a função social do mito.
    O homem não advém do macaco, mas é fato que nem sempre tivemos a constituição física, moral, estética, ética, política, religiosa etc que temos hoje.
    Abraços, Volmar.

    ResponderExcluir
  8. Aline amei seu comentário. Em ambos artigos.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Idmar. Que prazer comentar aqui. Você é uma pessoa muito especial e, traz consigo, os elementos mais valorosos do cristianismo: a resignação pura e a humildade; o cristianismo, acima de qualquer aflição político / dogmática, parece-me, em sua face bela, um signo da himildade e da compaixão, o que nos faz sermos diferentes dos animais e brilhantes; quanto ao texto, este dilema filosófico e científico foi posto na mesa pelos físicos da década de 40 e 50; e para sair deste dilema, do reliativismo e racionalismo versus criação, um deles, afirmou: Deus não joga dados!! Parabéns pelo blog. Um grande Abraço.

    ResponderExcluir